4 August 2010

ISRAEL - - LÍBANO

Reacendeu-se o conflito? Parece que hoje em dia vivemos num constante clima de Guerra Fria, tensões latentes que ameaçam constantemente o uso da arma de fogo. 
O que aconteceu ontem deveu-se a uma árvore, literalmente a uma árvore! Ou melhor, foi premido o gatilho por causa da "maldita" árvore.
"The skirmish started after an Israeli army unit tried to cut down a tree near the Blue Line, the UN-administered border between Israel and Lebanon. Both countries said the tree was on their side of the line." (Aljazeera)
A UNIFIL em comunicado afirma que a árvore estava do lado israelita. Se Israel tinha perfeito conhecimento disso aquando do corte e o porquê de terem cortado a árvore (aparentemente tapava as vistas) são questões que permanecerão no ar, pelo menos para mim.
Esperemos que permaneça um incidente, lamentavelmente com 4 mortes.

2 comments:

Unknown said...

Independentemente do lado em que se encontrava a dita árvore, custa a acreditar como é que se chega ao ponto de se perderem 4 vidas por causa do corte de uma árvore.
É simplesmente ridículo e inexplicável.

"Although Hezbollah did not take part in the latest violence, the group's leader, Sheikh Hassan Nasrallah, said his forces would not stand by idly if Israeli troops attacked Lebanese forces again."

Ao ler estas declarações outra dúvida fica no ar. Não terá sido isto um "incidente" propositado?

M. said...

É impressionante ao ponto a que as coisas chegam!
Há sempre aquele pequeno pormenor: os militares israelitas não tinham nada de estar ali.
A UNIFIL vem apaziguar as águas, admitindo que a árvore em questão era israelita e não libanesa...
Estavam todas as folhas no lado israelita? E a sombra?
Estas perguntas são ridículas, mas não deixa de estar militarizada uma zona que não pode estar! Não teria havido qualquer morte se Israel cumprisse com o que se obriga a cumprir ou a que é obrigado a cumprir!
Israel tem alguma dificuldade em cumprir resoluções e acordos, diria eu....
Incidente propositado? Por quem?