10 December 2009

'EU backs Jerusalem as joint capital'


Source: Aljazeera
Al Jazeera English - Europe - EU backs Jerusalem as joint capital
Of course the Israeli government has denounced this proposal, calling it a «"dangerous" threat to peace efforts, and saying it would undermine the EU's role as a Middle East peace mediator» I can't see how it can be a threat to peace efforts, quiet the contrary, nor can I see how it undermines the EU's role as a Middle East "peace mediator"..it seems to me that Israeli government doesn't (seriously) want peace at all. Perhaps the most suitable solution for the Israeli government it would be the extinction of Palestine or its full submission to Israel. 
From my point of view Israel represents "the" threat to the peace process, and it uses threat on the EU to achieve its goal.
This proposal is a step towards and agreement. I don't know (i can't know it) if dividing Jerusalem is a good choice, but a common capital, if agreed, is a solution that would (at least in theory) please both Palestinians and Israelis.

4 comments:

Unknown said...

Pelo que já li acerca do assunto, esta proposta de divisão da cidade de Jerusalém não passa de um regresso à solução do passado, em que a cidade se encontrava dividida por ambos os estados (Israel e Palestina), e que foi quebrada por Israel ao invadir e reclamar para si a Cidade Santa, logo não os estou a ver a aceitar essa solução assim tão facilmente.
Penso que neste caso, por se tratar da cidade santa para Judeus, Cristãos e Mulçumanos, este é mesmo o maior problema daquela região, e a razão porque a paz nesta região vai estar sempre ameaçada.
Aliás, se pensarmos bem, a religião (ou as diferenças entre as religiões) sempre esteve na origem das maiores guerras que ocorreram na história.

M. said...

A religião é, de facto, um factor que gera violência - o que por si só é um pouco paradoxal (para não dizer totalmente). Dividir ao meio a cidade não me parece uma boa solução, mas, ainda que apenas em teoria, ser uma cidade de culto de judeus, cristão e muçulmanos parece-me a solução mais justa e aquela que deveria (sempre em tese) criar menos conflitos, seria de todos!
Na verdade, parece-me que Israel não aceitará nenhuma solução, que não a do reconhecimento internacional enquanto capital da cidade que fez exclusivamente "sua".

Anonymous said...

O problema não são as religiões, o problema são os homens e a forma como manipulam as religiões.

Viva a europa e viva a presidencia sueca que avançou com uma prpposta que não agrada nada aos israelitas.

Madalena

M. said...

Madalena, eu não digo que é a religião propriamente dita, nem podia sê-lo...
Concordo contigo, como dizes, as pessoas manipulam a religião e fazem-no a seu bel-prazer, por isso digo que é um paradoxo - o que deve ser causa de união "desune"...
Sem dúvida, viva a Europa! Que se mantenha firme e não recue! :)