2 December 2009

A imagem da campanha "do" não...

Eu vi esta fotografia quando estive a ler sobre a proibição dos minaretes na Suiça. De tal modo me chocou que achei que nem sequer deveria ser "publicitada", mas a Madalena tem razão..é de facto impressionante e altamente questionável como pode uma imagem destas ser permitida. Os minaretes assemelham-se de facto a mísseis e a mulher, que com os minaretes, representa a religião muçulmana, está absolutamente em cheque. Dizer que de 160 mesquitas apenas 4 têm minaretes e que, assim sendo, a proibição não afectará é ridículo. Não é só aos minaretes que há um 'stop' é à religião muçulmana! É completamente anti constitucional a Constituição acolher aquela "resolução", ainda que resulte de um referendo. Esta matéria não devia sequer estar sujeita a referendo. Uma vez mais a Madalena tem razão, para haver igualdade e porque afirmam que não é um atentado à religião muçulmana, dever-se-ia proibir também a construção de torres nas igrejas!
É mesmo chocante..
A pedido da Madalena, a imagem..



4 comments:

Diogo said...

Acho que ninguém refere o facto de só existirem 4 minaretes na Suíça como "paliativo" para esta proibição...

Torna-se necessário referi-lo apenas para enfatizar o quão ridículo é fazer passar esta proibição como uma questão de importância vital para a nação Suíça, merecedora de uma campanha que nos deixa a todos sem palavras.
Afinal quantos suíços vão abrir a janela de manha e deparar-se com a horripilante visão de um minarete no quintal do lado?

À medida que a Europa se estende a Leste preocupa-me ver como a extrema-direita e os movimentos xenófobos ganham cada vez maior notoriedade e são aceites com uma naturalidade (e ignorância) terriveis. Será que nós, europeus, estamos preparados para os desafios que o alargamento da União nos trará?

Unknown said...

Diogo,

acho muito bem teres deixado um comentário mas devo dizer que discordo. Não me parece que a súbida da extrema direita e dos debates sobre o islão compatível ou não com as nossas sociedades democráticas seja devida ao alargamento da união europeia. Basta ver o debate em França já há anos com o pretexto do véu "islamico"... sem falar na identidade nacional... e a França é um dos membros fundadores!
Catarina

madalenamv said...

E realmente terrivel a naturalidade com que a extrema direita tem crescido na Europa.

Mas sera que podemos estabelecer uma relação entre o alargamento da União e esse crescimento? Ate porque o caso dos minaretes é na Suiça (ou seja, não é na Uniao Europeia) e é em paises como a Holanda, a Dinamarce ou a Bélgica que os partidos de extrea direita ganhal terreno, e chegaram ja mesmo a governar em coligações.

M. said...

O alargamento da União traz certamente novos desafios, mas também aumenta o número de capazes de lhes fazer face.
Se o alargamento da União aumenta o debate? Sem dúvida. Se na mente dos mais anti europeus (ainda que sejam cidadãos europeus) o alargamento aguça a xenofobia que já existe? - como diz a Catarina, a questão de França, membro fundador existe há muito.. - também me parece potencialmente verdadeiro...
A proibição na Suiça é inconstitucional do ponto de vista dos direitos fundamentais. E é ridículo, como diz o Diogo, no caso concreto da Suiça. Ser agora integrada na própria Constituição não a tornará menos inconstitucional, apenas num maior contra senso.